ABRAISCA mais uma vez participa da CRC-10 e POPRC-10

A décima reunião do Comitê de Revisão Química (CRC-10) da Convenção de Roterdã que regulamenta o comércio internacional dos orgânicos poluentes persistentes

POPRC.10 022

teve lugar em 21 a 24 outubro de 2014, em Roma, Itália. No total, 59 pessoas participaram da reunião, incluindo 27 membros do Comitê, 21 do governo e observadores, 4 representantes de organizações intergovernamentais, e 7 representantes de organizações não-governamentais. CRC-10 adoptou decisões sobre: metamidofós, fenthion, naftalenos policlorados, tributiltina e parafinas cloradas de cadeia curta. Como nos anos anteriores, o Comitê foi movido através de sua agenda de forma eficiente, embora a agenda deste ano foi relativamente leve, o que para alguns sinais de que as partes não estavam usando esse eficaz órgão subsidiário em seu pleno potencial.

 

A décima reunião do Comitê de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPRC-10) da Convenção de Estocolmo ocorreu de 26 a 30 outubro de 2014, em Roma, Itália. Mais de 120 pessoas participaram da reunião, incluindo 29 dos 31 membros do Comitê, 55 observadores do governo, 2 representantes de organizações intergovernamentais, 35 representantes de organizações não-governamentais, e 2 especialistas convidados. POPRC-10 adoptou sete decisões sobre, designadamente: dicofol; éter decabromodifenílico; pentaclorofenol, seus sais e ésteres; e alternativas para perfluorooctano ácido sulfônico, seus sais e fluoreto sulfonil perflurooctane. Todos os produtos químicos na agenda do POPRC-10 são atualmente utilizados ou produzidos, que atraiu maior atenção ao trabalho do POPRC, que apresentou desafios da avaliação de dados novos ou confidenciais, e levantou a importância das considerações socioeconômicas nas avaliações de gestão de risco.


Com base nas recomendações de POPRC-9 e POPRC-10, a sétima Conferência das Partes da Convenção de Estocolmo (COP-7) poderá adicionar três novas substâncias à Convenção, elevando o número total de POPs listados para 26. No que diz respeito ao PFOS, seus sais e PFOSF, será submetido a próxima COP um resumo sobre a avaliação das alternativas enviado pelas partes.

 

ABRAISCA mais uma vez marcou presença nas duas Convenções, levando os interesses do setor para uma discussão global. Para maiores informações, favor contatar O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

fontes: Earth Negotiations Bulletin http://chemicals-l.iisd.org/ Stockholm and Rotterdam Convetion http://chm.pops.int/, acessado em 11/11/2014. 

2014 - Abraisca. Todos os direitos reservados.  linksan_b