POPRC-9 - Convenção de Estocolmo

Nona Reunião de Revisão do Comitê dos Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs).

POPRC-9 : Reunião do Comitê de Revisão dos Poluentes Orgânicos Persistentes aconteceu de 14-18 outubro de 2013, em Roma, Itália. Mais de 110 pessoas participaram da reunião, incluindo 28 dos 31 membros do Comitê, 51 governos e observadores, 3 representantes de organizações intergovernamentais, e 27 representantes de organizações não governamentais.

 

POPRC-9 adotou algumas decisões sobre: a mistura comercial de éter decabromodifenílico (c- deca BDE); pentaclorofenol, seus sais e ésteres (PCP); naftalenos clorados (CNs); Hexaclorobutadieno (HCBD), abordou a avaliação de produtos químicos, de acordo com o Anexo E; orientou sobre como avaliar o possível impacto da mudança climática sobre o trabalho do Comitê, discutiu a participação efetiva no trabalho da POPRC; orientou sobre alternativas ao ácido perfluorooctanossulfónico (PFOS), seus sais, fluoreto sulfonil perfluorooctane (PFOSF) e seus produtos químicos relacionados, e o processo de avaliação de PFOS, seus sais e PFOSF para várias finalidades aceitáveis.

  

Além dos temas centrais citados acima, o Comitê estabeleceu grupos de trabalho para o processo de avaliação de PFOS, seus sais e PFOSF onde deverá ser apresentado os resultados desses trabalhos na POPRC-10, que acontecerá em outubro de 2014. A ABRAISCA participará do grupo de trabalho, contribuindo mais uma vez com sua experiência para a busca de possíveis alternativas, demonstrando esforços na pesquisa e desenvolvimento de novas substâncias que apresentam viabilidade técnica, disponibilidade e acessibilidade e excelente relação custo/benefício.

 

O PFOSF é matéria prima utilizada na fabricação do principio ativo Sulfluramida.   É o princípio ativo utilizado em forma de isca formicida, que apresenta até o momento, eficiência plena no controle de todas as espécies de formigas cortadeiras apresentando vantagens em relação a outros métodos como baixo custo, alto rendimento, reduzida periculosidade ao homem e ao meio ambiente.

 

O controle das formigas cortadeiras é essencial para o bom desenvolvimento do agronegócio brasileiro, uma vez que as formigas cortadeiras podem causar grandes danos as culturas agrícolas e florestais, trazendo enormes prejuízos ao país.

2014 - Abraisca. Todos os direitos reservados.  linksan_b