Entrevista com o Presidente da Abraisca no Programa Desvendando o Agronegócio

No programa Desvendando o Agronegócio desse sábado, na rádio Estadão ESPN  fm 92.9 ou am 700  , o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Iscas Inseticidas, a Abraisca, Luis Antonio Napolitano Sallada, conversou com Tejon sobre a importância de um correto controle de formigas cortadeiras e a luta da Abraisca contra produtos vendidos ilegalmente. Confira na integra:

 

Você sabia que as formigas causam perdas importantes de até 70% nas mudas, em eucaliptos, ou 30%, em mudas de pinus????
“Isto nos relembra a velha frase da cultura popular, atribuída a Monteiro Lobato, que dizia: "ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil..." Nem uma coisa, nem outra, mas a luta é brava no campo.”


Você já viu um formigueiro adulto comendo uma árvore??? Exatamente a mesma árvore que precisamos proteger, com ou sem Código Florestal!!!!!


A Abraisca (Associação Brasileira da Indústria de Iscas Inseticidas) anda em sérios embates com órgãos do Governo e da Anvisa, pois há uma invasão de produtos que prometem controlar as formigas e formigueiros, mas são absolutamente inócuos, além de não obedecerem a legislação de agrotóxicos. Esses produtos chamados de domissanitários, ou seja, para uso exclusivo urbano e amador termina por ser vendido para os agricultores ilegalmente.


Ocorre que, determinados fabricantes de iscas formicidas para controle de formiga cortadeira, sob a alegação de se destinarem apenas para o uso urbano e amador registram o produto apenas junto ao Ministério da Saúde/GGSAN/ANVISA, com base na portaria que disciplina jardinagem amadora e não para uso profissional agrícola, e desse modo não realizam todos os estudos e testes exigidos para produtos agrotóxicos, conforme a Lei dos agrotóxicos exige.


E como não há fiscalização possível, termina o agricultor mal informado, combatendo as suas sauvinhas com coisas parecidas com, entre aspas, florais de Bach! Ou seja, produtos ineficientes para esse fim.


Agricultores fiquem de olho nas saúvas, e na forma mais ambientalmente correta de controlar os danos dos formigueiros. Não usem produtos domésticos nas plantações e reflorestamentos... Além de ser ilegal, não controlam...

2014 - Abraisca. Todos os direitos reservados.  linksan_b